Blog
The INFLOR Blog aims to contribute to the growth of the forestry and agricultural sectors, through debates with high added value. Check out the exclusive content we have for you!
No decorrer dos anos, o mercado florestal brasileiro tem se destacado como um importante pilar para a economia do país. Para 2024, as projeções podem ser promissoras, uma vez que a união crescente entre a tecnologia e a sustentabilidade tem moldado e impulsionado de maneira significativa o setor, principalmente, no que diz respeito a eficiência operacional e, também, o compromisso com ações ecologicamente corretas.
De acordo com estudos realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e projeções especializadas na área de economia florestal, o mercado brasileiro continuará a crescer globalmente. O mesmo estudo indica, ainda, um aumento de cerca de 6 a 9% para 2024, podendo atingir e, até mesmo, ultrapassar um total de R$132 bilhões em receita.
Quais as expectativas para este ano no setor florestal? De que forma podemos seguir no processo de constante atualização e evolução em benefício das melhores soluções florestais para o mercado? Continue a leitura deste artigo, elaborado por nós, do Blog INFLOR, e conheça as respostas!
Veja mais – Qual a importância do pilar social para as empresas?
Tendências do setor florestal para 2024
Com a crescente conscientização global acerca de questões ambientais, como por exemplo, o desmatamento e as mudanças climáticas, as empresas têm adotado práticas mais responsáveis, além de adotarem critérios mais rigorosos, com o intuito de garantir a conservação das florestas e da biodiversidade. De modo geral, a preocupação com a sustentabilidade tem sido o cerne das operações florestais brasileiras.
Segundo estudos realizados pelo Pacto Global da ONU no Brasil, os negócios que adotam as práticas de ESG, têm demonstrado um desempenho social e financeiro superior aos concorrentes, em períodos de tempo cada vez mais curtos. Dados da pesquisa supracitada indicam que devido a ausência dessas condutas, cerca de 8,9% das empresas perderam seus negócios.
No entanto, as expectativas para o setor incluem, também, adoção em maior escala das inovações tecnológicas, afinal, elas têm permitido a revolução da indústria florestal. A implementação de inteligência artificial, monitoramento, sensoriamento remoto e demais tecnologias permitem uma gestão mais eficiente. Prova disso é um estudo produzido pela McKinsey & Company, que indica que as empresas que têm adotado tecnologias, por exemplo análises de Big Data, puderam perceber um total de 60% de aumento no que diz respeito a margem operacional, além de 8% na redução de despesas.
Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos de Madeira (ABIMCI), reforça que a tecnologia em parceria com a sustentabilidade é a chave para a competitividade no mercado florestal global, afinal, investir em soluções inovadoras e inteligentes maximiza a eficiência dos serviços e reduz os impactos ambientais – que pode garantir um crescimento sustentável a longo prazo.
INFLOR Forest: a solução ideal para a sua gestão florestal
O INFLOR Forest é a ferramenta tecnológica que pode contribuir para a melhor performance da sua cadeia florestal. Ela promove benefícios como simular cenários, traçar metas, calcular custos, apurar rendimentos e gerar indicadores de desempenho personalizados.
Além disso, com seus módulos diversos, o INFLOR Forest atua no monitoramento e na preservação de florestas desde a criação de mudas, com os viveiros high-tech, até sua colheita, em busca de um mundo cada vez mais verde.
Quer conhecer mais sobre as vantagens da solução para a sua gestão florestal? Fale com um especialista da INFLOR e tire todas as suas dúvidas!
Conheça o Blog INFLOR
Que tal ter atualizações constantes sobre o mercado florestal em nosso blog? Por aqui, você sempre encontrará informações valiosas para a sua gestão florestal. Aproveite alguns conteúdos que podem ser de seu interesse:
Responsabilidade social e ambiental: como a tecnologia está relacionada?
ESG: ações de sustentabilidade e boas práticas na cadeia produtiva